LEI Nº. 1.472, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1997.
ESTABELECE AS DIRETRIZES
ORÇAMENTÁRIAS DO MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, PARA O
EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 1998 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO
MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM, Estado do Espírito Santo, faz saber que a Câmara
Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte lei.
Art. 1º - São
estabelecidas, em cumprimento ao disposto no art. 94
da Lei Orgânica de Itapemirim, as Diretrizes Orçamentárias para o exercício
financeiro de 1998, compreendendo:
I - Orientação para a
elaboração da Lei Orçamentária Anual, (exercício de 1998, incluindo o Poder
Legislativo;
II - Prioridades da
Administração Municipal;
III - Alterações na
legislação tributária;
IV - Reformulação
administrativa com instituição de nova Estrutura da Prefeitura;
V - Os princípios
estabelecidos na Constituição Federal, Estadual, na Lei
Orgânica do Município e, no que couber, os da Lei Federal nº. 4.320, de 17
de março de 1964.
Art. 2º - As metas e
prioridades para o exercício de 1998,
obedecerão as constantes do Anexo II desta Lei.
Art. 3º - Ficam
estabelecidas, nos termos da Lei, as Diretrizes Gerais para elaboração da Lei
Orçamentária Anual do Município de Itapemirim, relativas ao ano de 1998.
Art. 4º - A Lei
Orçamentária Anual compreenderá os Orçamentos fiscais e de investimentos, de
acordo com o artigo 97 e seguintes da Lei Orgânica
Municipal, devendo preencher as Unidades Orçamentárias quando da elaboração de
suas propostas parciais, atendendo à Estrutura Orçamentária e às determinações
emanadas pelos setores competentes da área.
Art.5º - A Lei
Orçamentária Anual conterá a discriminação da receita e despesa e o programa de
trabalho do Governo Municipal em conformidade com o disposto na Lei Federal nº.
4.320/64.
Art. 6º - Na
programação de investimentos da Administração Municipal, os projetos em
execução terão obrigatoriamente preferência sobre os novos projetos desde que
tenham pelo menos 10% (dez por cento) de seu projeto físico realizado.
Art. 7º - A inclusão
de programas ou Projetos no Orçamento Anual, não previsto no Plano Plurianual, Diretrizes
Orçamentárias e Orçamento Anual poderá ser feita:
a)pelo Poder Executivo, desde
que sejam financiadas através de recursos de outras esferas de Governo ou com
outras fontes de recursos;
b) desde que o Executivo
encaminhe Projeto e seja aprovado pelo Legislativo nos termos da Lei Orgânica
Municipal;
Parágrafo Único - A
proposta Orçamentária não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e
à fixação da despesa, face a Constituição Federal, atenderá ao processo de
planejamento permanente à descentralização, à participação comunitária além do
que se refere o Artigo 4º da presente Lei.
Art. 8º - Para efeito
do disposto na legislação vigente, ficam estipulados os seguintes limites para
elaboração da Proposta Orçamentária do Poder Legislativo:
I - O Orçamento do
Legislativo para o exercício de 1998, será de até 10% (dez por cento) do total
das receitas estimadas no Orçamento Anual.
Art. 9º - A lei
Orçamentária dispensará, na fixação da Despesa e na estimativa da Receita,
atenção aos seguintes princípios:
I - Prioridade de
investimentos nas áreas sociais, educacionais e saúde;
II - Prioridade de
investimentos à medida que visem a implantação de meios para:
a) Aquisição de terrenos para
ampliação da área destinada a implantação de indústria e de programas
habitacionais;
b) Estudos técnicos para
levantamentos do potencial do município em todas as áreas, de forma a
implantar-se mecanismo de divulgação com objeto de atrair investidores para o
município.
c) Investimentos na Política
de Meio-Ambiente, principalmente na proteção de rios, fauna e flora;
d) Medidas necessárias à
aquisição de terreno para depósito de lixo, bem como investimentos para
melhoria no sistema de coleta e reciclagem;
e)Investimentos para privatização
de serviços públicos;
f) Apoio técnico e financeiro
à pesca e ao turismo;
g) Apoio técnico e financeiro
à indústria Agropecuária em caráter coletivo;
h) Apoio técnico e financeiro
às atividades de hortifrutigranjeiros em caráter coletivo;
i) Investimentos, em
co-participação com os Organismos de Segurança Estadual em Projetos de
modernização da Segurança do Município.
j) A Administração dará
prioridades ainda aos projetos que disporem sobre economia e desenvolvimento municipal
e terá como norma administrativa:
I - austeridade na gestão de
recursos públicos;
II - modernização nas Ações
Governamentais;
III - cooperação técnica e
financeira às instituições sociais do
município;
IV - combate às desigualdades
regionais.
Art. 10º - As despesas
com pessoal não deverão ultrapassar o limite de 60% (sessenta por cento) do
valor das receitas correntes arrecadadas no exercício, neste percentual,
incluir-se-ão os Poderes Legislativo e Executivo.
Art. 11 - Os projetos
e atividades constantes do Programa de trabalho do Governo detalharão em termos
físicos e financeiros, as prioridades relacionadas no Anexo II desta lei, as
quais estarão melhor detalhadas no Plano de Trabalho, na forma dos Anexos que
compõem o Orçamento.
Art. 12 - A proposta
orçamentária anual, atenderá as Diretrizes Gerais e aos princípios da Unidade,
Universalidade e Anuidade, não podendo o montante das despesas fixadas exceder
à previsão da Receita para o Exercício.
Art. 13 - As Receitas
e Despesas serão estimadas, tomando-se por base a média de cada item de receita
e despesa, efetuadas durante o primeiro semestre de 1997, bem como a tendência
e o comportamento da execução desses itens, verificados mês a mês, com vistas
principalmente aos reflexos dos planos de estabilização econômica do Governo
Federal.
§ 1º - Na estimativa
das receitas deverão ser consideradas ainda, as modificações de legislação
tributária, incumbindo à Administração o seguinte:
I - A atualização dos
elementos físicos das Unidades Imobiliárias;
II - A edição de planta
genérica de valores de forma a minimizar a diferença entre as alíquotas
nominais e efetivas;
III - A expansão do número de
contribuintes;
IV - A atualização do
Cadastro Imobiliário Fiscal.
§ 2º - As taxas de
polícia administrativa e de serviços públicos deverão remunerar a atividade
municipal de maneira a equilibrar as respectivas Despesas.
§ 3º - Os tributos
cujo recolhimento poderão ser efetuados em parcelas, serão corrigidos
monetariamente segundo a variação estabelecida pela Unidade Fiscal do
Município.
Art. 14 - Nenhum
compromisso será assumido sem que exista dotação orçamentária salvo se
autorizado por créditos Adicionais pelo Legislativo.
Art. 15 - Não poderão ser
fixadas despesas sem que estejam definidas as fontes de recursos.
Art. 16 - Caso o
Projeto de Lei referente à proposta orçamentária anual não seja aprovado até o
término da Sessão Legislativa, a Câmara Municipal será, de imediato, convocada
extraordinariamente pelo Presidente, e se este não o fizer, fica o Chefe do
Poder Executivo autorizado, decorrido o prazo de 05 (cinco) dias para
deliberação de que trata este artigo, pelo prazo necessário aquela aprovação
que será até o dia 30 (trinta) de dezembro, dia que será devolvido para sanção.
Art. 17 - O Poder
Executivo nos termos da Constituição Federal e com prévia autorização
legislativa poderá:
I - Realizar operações de
crédito até o limite estabelecido na Lei, inclusive alienação de bens móveis e imóveis;
II - Realizar operações de
Crédito por antecipação da receita, nos termos da legislação em vigor;
III - Abrir créditos
adicionais;
IV - Transpor, remanejar ou
transferir recursos, dentro de uma mesma categoria de Programação, para
cobertura de crédito adicionais de que trata o Inciso III deste artigo.
Art. 18 - Na
elaboração da Proposta Orçamentária serão atendidas preferencialmente os
Projetos e Atividades constantes do Anexo II, parte integrante desta Lei, podendo
na medida das necessidades serem elencados novos programas, desde que financiadas com recursos
próprios ou de outras esferas de governo.
Art. 19 - O Município
aplicará no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) das receitas resultantes de
impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do Ensino nos termos
do artigo 212 da Constituição Federal.
Art. 20 - A Proposta
Orçamentária que o Poder Executivo encaminhar ao Poder Legislativo compor-se-á
de:
I - Mensagem;
II - Projeto de Lei Orçamentária;
III - Tabelas explicativas da
receita e despesa dos três últimos exercícios;
Art. 22 - Integram a
Lei Orçamentária Anual:
I - Sumário Geral da Receita
por fontes e da Despesa por função do Governo;
II - Sumário Geral da Receita
e Despesas por categoria econômica;
III - Sumário da Receita por
fontes;
IV - Quadros das dotações por
Órgão de Governo e da Administração discriminados de acordo com as normas
vigentes do Orçamento Programa a saber:
classificação Funcional Programática e Econômica.
Art. 23 - Na execução
orçamentária, deverão ser observados o seguintes: as despesas com pagamento da
dívida, encargos sociais e de salários terão prioridades sobre as ações de
expansão de serviços públicos.
Art. 24 - O Poder
Executivo poderá conceder ajuda financeira às entidades sem fins lucrativos
reconhecidas Utilidade Pública.
Art. 25 - O Poder
Executivo poderá firmar Convênio com
outras esferas de governo, para desenvolvimento de programas prioritários nas
áreas de Educação, Cultura, Saúde,
Saneamento, Assistência Social, Agropecuária, Habitação, Agricultura,
Transporte, etc...
Art. 26 - Fica o Poder
Executivo Municipal autorizado a efetuar acordo
perante a Junta de Conciliação e Julgamento caso, contra o município,
seja intentada alguma ação trabalhista.
Art. 27 - São partes
integrantes desta Lei os Anexos:
I - Estrutura Administrativa;
II - Relação dos Projetos e
Atividades.
Art. 28 - Os Poderes
Executivos e Legislativos, poderão conceder vantagens, aumento de remuneração,
criar cargos, alterar estruturas de carreiras bem como admitir pessoal a
qualquer título, mediante as Normas legais vigentes.
Art. 29 - Se o Projeto
de Lei Orçamentária não for encaminhado para sanção até o início do exercício
financeiro de 1998, ficará o Poder Executivo autorizado a executar a Proposta
Orçamentária originalmente encaminhada ao
Poder Legislativo autorizado nos termos do art. 13, 1º, incisos I e II,
desta Lei, até a sanção da respectiva Lei Orçamentária Anual, no que se refere
às despesas com pessoal e encargo social, custeio administrativo e operacional,
compreendendo Serviços Urbanos, Educação, Saúde e Dívida até o limite de 1/12
(um doze avos) a cada mês.
Art. 30 - Esta Lei
entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 31 - Revogam-se
as disposições em contrário.
REGISTRE-SE PUBLIQUE-SE CUMPRA-SE
Itapemirim/ES,
27 de novembro de 1997.
DINOWALDE
RODRIGUES PEÇANHA JÚNIOR
Prefeito
Municipal
ANEXO
I
Estrutura
Administrativa
- Gabinete
do Prefeito
- Procuradoria
Municipal
-
Secretaria Municipal de Administração
-
Secretaria Municipal de Finanças
-
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
-
Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social
-
Secretaria Municipal de Interior e Transporte
-
Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo, Habitação e Saneamento
-
Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e M. Ambiente e Turismo
-
Coordenadoria para Captação de Recursos
-
Coordenadoria de Comunicação Social e Assuntos
Comunitários e Cerimonial
ANEXO
II
PROJETOS
E ATIVIDADES
Relação
dos Projetos e/ou Atividades
CAMARA
MUNICIPAL
- Aquisição
de Veículos;
-
Reforma do Prédio da Câmara Municipal;
-
Aquisição de bens móveis, imóveis e equipamentos em geral;
- Manutenção
das atividades legislativas;
- Aquisição
de terrenos para construção do Prédio da Câmara;
-
Construção Prédio da Câmara Municipal;
- Informatização.
GABINETE
DO PREFEITO
- Manutenção
das atividades do Gabinete;
-
Aquisição de veículos;
-
Aquisição de bens móveis e equipamentos em geral;
-
Convênio com SEBRAE;
-
Consórcio para recuperação da bacia do Rio Itapemirim.
-
Aquisição de computadores e periféricos;
PROCURADORIA
MUNICIPAL
-
Manutenção das Atividades da Procuradoria;
- Aquisição
de bens móveis e equipamentos em geral;
-
Aquisição de Computadores e periféricos;
-
Aquisição de veículos;
-
Pagamento de Precatórios.
SECRETARIA
DE ADMINISTRAÇÃO
-
Manutenção das Atividades da Secretaria;
- Aquisição
de bens móveis e equipamentos em geral;
-
Aquisição de computadores e periféricos;
-
Aquisição de veículos;
-
Construção, ampliação e reforma de Prédios Públicos do município;
-
Convênios e consórcios ligados a secretaria de administração.
SECRETARIA
MUNICIPAL DE FINANÇAS
-
Manutenção das atividades da Secretaria;
-
Aquisição de bens móveis e equipamentos em geral;
-
Aquisição de veículos;
-
Aquisição de computadores e periféricos
- Construção
de Prédios para Postos de Arrecadação e Fiscalização
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
-
Construção de uma Escola Agrícola;
-
Construção, iluminação, Reforma e Ampliação de Quadras Poliesportivas no
Município;
- Construção,
ampliação e reforma de creches do Município;
-
Aquisição de móveis e equipamentos para Creches;
-
Manutenção de creches;
-
Construção, Reforma, Ampliação pré-escolas;
-
Aquisição de móveis e equipamentos para pré-escolas;
- Construção
de Prédio para instalação de repetidor de TV;
-
Aquisição de Equipamentos para transmissão de TV;
-
Reforma da Biblioteca;
-
Aquisição de Livros para Biblioteca Municipal;
-
Aquisição de Máquinas e Ferramentas para Reforma de Móveis Escolares;
-
Aquisição de Material Escolar;
-
Aquisição de Merenda Escolar;
-
Construção de um Baú Isotérmico para Transporte de Merenda Escolar;
-
Construção, Ampliação e Reforma de Campos de Futebol no Município;
-
Construção, Ampliação e Reforma de Escolas Municipais e Estaduais da Sede e
Distritos;
-
Aquisição de móveis e utensílios para equipar Escolas Municipais e Estaduais;
-
Manutenção das Escolas Municipais e Estaduais;
-
Promoção pela Municipalidade de eventos esportivos, culturais, artísticos, inclusive
a nível estudantil;
-
Informatização dos serviços da Secretaria Municipal de Educação, Cultura,
Esporte e Lazer;
-
Aquisição de bens móveis e utensílios e equipamentos em geral;
-
Aquisição de veículos para Atividades da Secretaria;
-
Aquisição de Veículos para transporte de Alunos e Professores;
-
Reforma e Ampliação do Ginásio de Esporte Waldir Alves;
-
Manutenção das Atividades do Transporte Escolar;
-
Erradicação do Analfabetismo;
-
Ampliação de Prédio para Funcionamento de Educação Especial;
-
Aquisição de instrumentos e Uniformes para Banda Marcial;
-
Reforma e Ampliação do Ginásio de Esporte Waldyr Alves;
-
Colocação de energia elétrica, água e esgoto em Escolas da Rede Municipal e
Estadual;
-
Construção de um Prédio para armanezamento de Produtos Perecíveis e Não
Perecíveis;
SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE E AÇÃO SOCIAL
-
Construção, Ampliação e Reforma dos prédios das Unidades Sanitárias do
Município;
-
Instalação de Gabinetes Odontológicos na Sede e Distritos;
-
Manutenção das Atividades da Secretaria Municipal de Saúde;
-
Aquisição de bens móveis e utensílios e equipamentos em Geral;
-
Aquisição de bens imóveis e desapropriações;
-
Aquisição de Veículos;
-
Aquisição de Ambulâncias e UTI móveis;
-
Aquisição de Veículos com equipamentos Médico-Odontológicos;
-
Construção de Prédio para funcionamento da Farmácia Básica;
-
Instalação do Programa de Saúde comunitária;
-
Instalação do programa materno infantil;
-
Aquisição de Equipamentos e instrumentos cirúrgico em geral;
-
Manutenção das Atividades de Assistências Médicas, Odontológicas, Bioquímica
e Hospitalar;
-
Instalação do programa de alimentação geral;
-
Reativação do atual PAM existente no município, para Pronto Socorro de
Atendimento vinte e quatro horas.
-
Informatização dos serviços da Secretaria;
-
Construção de Pronto-socorro e Aquisição de Equipamentos em Geral;
-
Aquisição de Uniformes;
-
Ajuda Financeira a Instituições do Sistema de Saúde;
-
Extensão (CONVÊNIO) com Faculdade e Universidade;
-
Ajuda Financeira ao Hospital Santa Helena;
-
Manutenção das Atividades da Secretaria de Ação Social;
-
Aquisição de veículos para melhor atendimento da Secretaria de Ação Social;
-
Construção, Ampliação e Reforma de Casas Populares para Pessoas Carentes, Sede
e Distritos;
-
Aquisição de Bens Móveis e Equipamentos em Geral;
-
Aquisição de Imóveis;
-
Construções de Asilos para Idosos;
-
Implantação de programas sociais;
-
Implantação do Programa de Curso Profissionalizante;
- Construção
do Galpão de Apoio;
-
Apoio ao menor Carente;
-
Aquisição de Urnas Mortuárias;
-
Doação de Remédios;
-
Doação de Óculos;
-
Implantação do Projeto Confecção de tijolos, postes e manilhas;
-
Implantação do Projeto de Padaria Popular;
- Exames
Médicos e Análises;
-
Passagens para Pessoas Carentes;
-
Construção e Aquisição de Bens Móveis e Equipamentos em Geral;
-
Programa de inclusão do município nos Projetos Sociais dos Governos Estadual e Federal (Comunidade
Solidária).
SECRETARIA
MUNICIPAL DE INTERIOR E TRANSPORTE
-
Aquisição de um Meloso;
-
Aquisição de uma Prancha;
-
Aquisição de Caminhão Basculantes;
-
Aquisição de Compactadores de lixo;
-
Aquisição de máquinas pesadas;
-
Aquisição de Veículo passageiros;
- Manutenção
das Atividades da Secretaria;
-
Aquisição de bens móveis e utensílios e equipamentos em geral;
-
Aquisição de bens imóveis;
-
Construção de abrigos para pedestres Sede e Distritos;
-
Abertura e Reabertura de Estradas Vicinais;
- Aquisição
de Rádio de Comunicação;
-
Construção de Galpão para funcionamento de oficina, lavador, bomba de
combustíveis e Garagem da frota;
-
Construção, Reforma e Ampliação de Pontes, Bueiros em Diversas estradas de
nosso município;
-
Aquisição de equipamentos e implementos para limpeza pública;
-
Eletrificação Rural em diversas localidades deste município;
-
Apoio e Manutenção das Atividades de transporte, Oficina Limpeza Pública e
equipamentos Públicos;
-
Aquisição de veículos para Limpeza Pública;
-
Construção de cabeceira de pontes;
SECRETARIA
MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO, MEIO AMBIENTE E TURISMO
-
Manutenção das Atividades da Secretaria;
-
Aquisição de bens móveis e utensílio e equipamento em geral;
- Manutenção
dos serviços de mercados, feiras e matadouros;
-
Apoio ao desenvolvimento da agropecuária, indústria e do comércio e pesca;
-
Despoluição do Valão de Itaipava e Itaóca;
-
Ampliação e Reforma do Parque de Exposição;
- Aquisição
de bens imóveis e desapropriação;
-
Aquisição de veículos para as atividades da Secretaria;
-
Aquisição de máquinas e implementos agrícolas;
-
Apoio ao Sistema de eletrificação e de Telefonia Rural;
-
Abertura de poços artesianos;
-
Abertura de poços para criação de peixes;
-
Criação e manutenção de Hortas Comunitárias;
-
Apoio ao núcleo de inseminação artificial;
-Criação
e manutenção do Horto Florestal;
-
Construção de Bebedouros para animais;
-
Implementação de patrulha mecânica para pequenos agricultores;
-
Apoio às Associações de produtores e às Comunidades Rurais;
-
Proteção aos mananciais;
-
Reflorestamento das margens dos Rios Itapemirim e Muqui;
-
Construção de matadouro Municipal;
-
Construção de mercado e Cais para comercialização de pescado;
-
Recuperação de Praças e Jardins;
-
Construção do Santuário de Itaóca;
-
Construção de Diques protegendo saída do município;
-
Criação de Parque Municipal Frade e a Freira, e da Lagoa Guanandi;
-
Recuperação de Áreas Degradadas da Bacia Hidrográfica do município;
-
Recuperação de áreas degradadas e manutenção de áreas recuperadas;
-
Preservação de áreas ambientais;
-
Aquisição de terreno para instalação da usina de lixo;
-
Instalação de usina de lixo;
-
Consórcios e convênios ligados a Secretaria;
-
Convênios com associações declaradas de utilidade pública
-
Convênios com PRONAF;
-
Convênios para proteção e recuperação do meio ambiente;
SECRETARIA
MUNICIPAL DE OBRAS, URBANISMO,
HABITAÇÃO
E SANEAMENTO
-
Construção muro de arrimo e contenção;
-
Manutenção da Atividades da Secretaria;
-
Aquisição de veículos para melhor desenvolvimento das atividades da Secretaria;
-
Pavimentação de Ruas e Avenidas na Sede e nos Distritos;
-
Construção de Posto Policial;
-
Construção de Calçadões Sede e distritos;
-
Construção de Praças, Parques e Jardins;
-
Construção de Banheiros Públicos Sede e Distritos;
-
Aquisição de bens móveis e utensílios e equipamentos em geral;
- Aquisição
de Bens Imóveis e desapropriação;
-
Construção de terminal Rodoviário na Sede e Distritos;
-
Conservação e Reparos em Pavimentações de Ruas, Praças, Avenidas e demais logradouros públicos;
-
Construção, Ampliação e Reforma de Cemitérios Públicos;
-
Urbanização de Ruas, Avenidas e Demais Logradouros Públicos;
-
Construção, Ampliação e Reforma de Galerias Pluviais;
-
Construção capelas mortuária;
-
Desenvolvimento e Urbanização da Avenida Beira Mar ligando Itaipava a Itaóca;
- Iluminação
Pública na Sede e Distritos;
-
Construção de Portais e Recuperação das Vias de Acesso do município;
-
Urbanização da Beira Rio;
-
Construção da Rede de Esgoto;
-
Construção, Extensão de Rede Água;
-
Construção do aeroporto;
-
Construção do pier;
-
Aquisição de máquinas para confecção de bloquetes, meio-fio, lajotão, postes e
similares;
COORDENADORIA
PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS
-
Manutenção da Coordenadoria;
-
Aquisição de Bens Móveis e Equipamentos em Geral;
-
Aquisição de Veículos;
-
Contratação de Técnicos para elaboração de Projetos.
COORDENADORIA,
COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E CERIMONIAL
-
Manutenção das Atividades da Coordenadoria;
-
Aquisição de Bens Móveis e Equipamentos em Geral;
-
Aquisição de Veículos para Coordenadoria;
-
Alimentação, saúde e nutrição;
-
Desenvolvimento rural;
-
Defesa do direito e promoção social;
-
Construção, reforma e ampliação de postos telefônicos;
-
Aquisição de sistemas telefônicos convencional e móvel;
-
Publicidade;
-
Aquisição de uma Lancha e Equipamentos de Salvatagem.
DINOWALDE
RODRIGUES PEÇANHA JÚNIOR
Prefeito
Municipal